De repente me bateu uma saudade de Sao Paulo. Assim, subitamente. De nenhuma pessoa ou de nenhum lugar. Da cidade em si. O lugar que certa vez me assustou quando eu tinha acabado de descer na rodoviaria e entrado no metro. Um susto instigante. Uma sensacao de ser pequeno. Intimidado pelo ar gelado. Nunca sei se Sao Paulo esta me abracando ou me devorando. Mas de uma coisa tenho certeza: eh tao maior que eu que me engole. Isso transmite uma seguranca receosa. Sei que posso sumir ali ate quando eu quiser, mas tambem posso sumir ali ate quando o lugar quiser me esconder. Um lugar em que se tem que confiar de qualquer jeito, pois tem vida propria. pulsa. E a gente pulsa junto. Parece que os sentimentos ficam mais a flor da pele, mais intensos, extravasantes. Nos entregamos aos nossos sonhos e desejos mais sombrios. E nos sentimos estranhamento leves, pois ha estresse ao redor, mas ha nos mesmos na consciencia.
Certa vez ouvi de uma menina em Sao Paulo que Belle and Sebastian eh para se ouvir no frio. Desde entao passei a saborear melhor todas as vezes em que ouvi B&S em Sampa ou no frio. E aqui estou eu neste exato momento, no frio, tomando capuccino e ouvindo o CD #2 do B&S, If You Are Feeling Sinister, presente de Natal de mim para mim mesmo. Estranho como os acordes de The Boy Done Wrong Again (musica do momento) me remetem a caminhar pelas ruas do centro de Sao Paulo no frio. E me sinto ate acariciado. Quieto...quieto...
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Mas tá escrevendo bem, hein, pessoa!!!
maneiro..
SP é uma cidade mto louca mesmo, grande demais da conta.
Mas o Rio tb é grande..eu que nasci aqui nunca me identifiquei mto com grandes megalópoles.
B&S é bom, gostei do nome do cd que vc tava ouvindo.
:****
Complementando: eu gosto de SP pq tenho muitos amigos lá e pq tem mta coisa legal tb xD
pow joao ai onde vc tá tem telefone?
quero matar a saudade...
Léo
Já disse Chico Buarque n'Os Saltimbancos, que "a cidade é uma estranha senhora, que hoje sorri e amanhã te devora..."
Sempre tive arrepios quando pensei nisso, e vc me conhece e sabe que eu penso nesse tipo de coisa com uma frequência sobre-humana.
Eu não tenho dúvida nenhuma de que essa cidade seja e vá ser, pra sempre, São Paulo. Eu nasci aqui e até hoje não entendo qual é o efeito louco que esse lugar tem em mim, mas tem... Não sinto saudades dos lugares para os quais eu viajei, não saudades concretas... Tenho saudades de curitiba por conta dos amigos, mas a saudade que eu sinto de São Paulo quando eu vou pra qualquer lugar é inacreditável.
Coisa-de-louco, e acho que vai de nós-loucos (como eu e vc bem somos) pra entender a mística surreal do lugar mais caótico e mais seguro do Brasil.
Como assim?! Saudades de SP?!
VOCÊ MORA NO RIO! XD
Postar um comentário